Livro analisa radiodifusão comunitária no Brasil

15-07-2009

A obra Poder Local No Ar : municipalização das rádios comunitárias e fortalecimento de esferas públicas locais no Brasil é o resultado de um um estudo de caso da Rádio Comunitária Educativa Elos FM, em Itabuna, no Estado da Bahia. A pesquisa foi feita por Adriane Lorenzon no âmbito de um curso de mestrado em Comunicação na Universidade de Brasília.

A radiodifusão comunitária é assunto crescente junto aos movimentos sociais e demais entidades da sociedade envolvidos na luta pela democratização do acesso à comunicação no Brasil. Por entender a relevância e a necessidade de aprofundar o estudo desse tema, verifica-se em Poder Local No Ar, a viabilidade de municipalizar os serviços de radiodifusão comunitária no País. Analisa-se como a municipalização das rádios comunitárias pode contribuir para democratizar e fortalecer a esfera pública municipal. Além disso, examina-se a possibilidade de tornar o Município o locus determinante da política de comunicação comunitária e transferir para esse ente da Federação a outorga dos serviços que regulamentam as rádios comunitárias.
A municipalização da lei da radiodifusão comunitária em Itabuna e a instalação da rádio em Ferradas contribuíram para fortalecer a esfera pública local, apesar dos níveis baixos de participação. Embora a experiência analisada apresente limites, a pesquisa evidencia o potencial da municipalização das outorgas de rádios comunitárias para aproximar as comunidades das políticas de comunicação, oferecendo novas oportunidades de democratização.

SERVIÇO

Poder local no ar : municipalização das rádios comunitárias e fortalecimento de esferas públicas locais no Brasil.
Autora : Autora : Adriane Lorenzon – contatos [55 55] 9101 1907 ou adrianeprofessora@gmail.com