Dois livros sobre blog e mídias comunitárias

08-11-2009

A Unesco disponibilizou em seu sítio brasileiro na internet dois livros versando sobre blog e informação policia e sobre direitos hDireitos humanos na mídia comunitária umanos.

O primeiro, Direitos humanos na mídia comunitária : a cidadania vivida no nosso dia a dia , foi organizado em parceria com a Oboré.

Trata-se de uma cartilha que nasceu para quem quer e precisa saber das coisas e fazer com que informações cheguem, de verdade, na boca do povo, no coração da gente ! Ela trata de assuntos ligados aos direitos humanos, que ajudam a criar e formar cidadania nas comunidades. Esclarece facilmente, passo a passo, as noções básicas sobre direitos civis, políticos e sociais e a importância do reconhecimento desses direitos para a promoção da cidadania, da ética, do respeito mútuo e de atitudes de não-violência. É um roteiro seguro de informações e sugestões práticas para o(a) comunicador(a) usar no seu dia a dia, nas reuniões da comunidade, nas reuniões da escola, da Igreja, do Sindicato, ou onde quer que esteja. Esta cartilha é util para quem assumiu a responsabilidade de espalhar notícias e informações de interesse da sua gente, do seu povo.

Palavras-chave : centros de meios de comunicação ; radiodifusão local ; educação em direitos humanos ; direitos civis e políticos ; educação comunitária ; participação comunitária ; Brasil ; guias
O livro está disponível para ser descarregado em PDF. Basta clicar aqui
English version
O segundo livro, A Blogosfera policial no Brasil : do tiro ao twitter, foi editado em parceria com a Universidade Cândido Mendes, e é o primeiro número da “Série Debates CI : Comunicação e Informação”. Ele traz um estudo inédito e detalhado sobre os blogs voltados para a segurança pública e criminalidade.
Fenômeno recente da internet brasileira, a blogosfera policial já reúne dezenas de páginas assinadas por policiais, bombeiros, jornalistas especializados, entre outros. Com conteúdo diversificado, visões divergentes e ambições variadas, esses blogs começam a exercer cada vez mais influência e a ser um importante fator no debate sobre segurança pública e criminalidade no Brasil.
Palavras-chave :
internet ; polícia ; mídia eletrônica ; governo eletrônico ; tecnologia da informação ; prevenção contra crime ; violência ; Brasil

Para descarregar o livro, disponível em PDF, clique aqui