Livre : Journalisme et politique démocratique au Brésil

23-07-2008

Carolina Matos mostra a atuação da imprensa no processo de mudanças da política democrática no Brasil.

O livro investiga as transformações marcantes na sociedade e na política (não só brasileiras) nessas últimas duas décadas e como foram trabalhadas pela grande imprensa. Escrito pela jornalista Carolina Matos, doutora em jornalismo político pela Universidade de Londres, Jornalismo e Política Democrática no Brasil examina o modo como o jornalismo brasileiro contribuiu para o processo democrático através de quatro casos : as Diretas-Já, as eleições de 1989, o Plano Real e a disputa presidencial de 2002.

O livro apresenta uma análise da cobertura da imprensa nessas grandes mudanças políticas brasileiras e aborda a contribuição do jornalismo no processo democrático do Brasil. Ele examina transformações como o aumento da preocupação com a ética e a transparência na política e a expansão do profissionalismo nas redações. E avalia também a questão da injustiça social por parte da sociedade, e como estes pontos foram trabalhados nos bastidores da grande imprensa.

As relações entre a mídia e a política no Brasil têm sido objeto de estudo e de debate nos últimos anos, no contexto da redemocratização do país e das mudanças provocadas nas estruturas de poder. A complexidade deste novo cenário democrático, ainda em fase de expansão, nos obriga a tentar entender duas posições. Uma que vê a mídia como local de reprodução de discursos conservadores, e outra que celebra de forma acrítica o espaço midiático como um lugar de troca “livre” de idéias.

Jornalismo e Política Democrática no Brasil
Autora : Carolina Matos – Editora : Publifolha
384 páginas – R$ 49,90 – O livro pode ser adquirido pelo site www.publifolha.com.br.