Leçon de journalisme social au Brésil

12-03-2007

Aulas sobre jornalismo social começam na próxima semana na UFRJ e na UnB

As disciplinas visam qualificar os futuros profissionais de mídia na abordagem dos temas relevantes para a agenda social brasileira

Na próxima segunda-feira, dia 12 de março, acontece no curso de jornalismo da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a primeira aula da disciplina Jornalismo de Políticas Públicas Sociais. A nova matéria foi criada pela UFRJ em parceria com a ANDI – Agência de Notícias dos Direitos da Infância e será ministrada pelo professor Evandro Vieira Ouriques. A aula inaugural contará com a participação de Guilherme Canela, coordenador de Relações Acadêmicas da ANDI.
Já na Universidade de Brasília (UnB) tem início na quinta-feira, dia 15/3, o terceiro semestre da disciplina Crítica da Mídia, ministrada pelo professor Luiz Gonzaga Motta e que também é fruto de parceria com a ANDI.
A disciplina Jornalismo de Políticas Públicas Sociais irá estimular os alunos de comunicação da UFRJ – e também estudantes de outros cursos interessados – a fazer uma reflexão crítica sobre os diversos aspectos que envolvem a cobertura jornalística de políticas sociais, inclusive na área da infância e adolescência. O objetivo é promover a construção de propostas para modificar as agendas, pautas e briefings das empresas de Comunicação, de maneira que as questões sociais ocupem cada vez maior espaço e tenham maior possibilidade de discussão na mídia.
A matéria irá abordar o tratamento dispensado pelos meios de comunicação a questões como a Diversidade, o Desenvolvimento Socioambiental, a Violência, o Racismo, a Discriminação, os Direitos Humanos e a elaboração do Orçamento Público. A discussão desses tópicos contará com a participação de especialistas renomados em cada um desses temas. A relação entre os profissionais da notícia e suas fontes no contexto da agenda social também será analisada.
Disciplina na UFRJ é a segunda experiência
A matéria Jornalismo de Políticas Públicas Sociais dá continuidade à experiência iniciada pela ANDI e pela UnB em 2006. A disciplina Crítica da Mídia foi o primeiro projeto a inserir uma discussão aprofundada sobre a cobertura de políticas públicas sociais no currículo dos cursos de graduação em jornalismo. A nova matéria oferecida pela Escola de Comunicação da UFRJ replica a metodologia usada na Universidade de Brasília, que vem despertando o interesse de estudantes, professores e especialistas.