Livro analisa ensino à distância via rádio no Brasil

23-05-2010

Será lançado no dia 1º de junho na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia – UFBA (Vale do Canela), o livro Do Meb à Web : o rádio na educação, Editora Autêntica, organizado pelo professor da UFBA, Nelson Pretto, e pela professora Sandra Tosta, da PUCMG. A apresentação é de Guillermo Orozsco, da Universidade de Guadalajara (México), que faz uma referência aos estudos da relação educação-comunicação, com uma reflexão maior sobre o uso do rádio na América Latina pelos movimentos sociais.

Além da experiência brasileira, o livro apresenta um panorama do uso do rádio na educação em Portugal e Espanha. A obra é fruto dos trabalhos de pesquisas sobre software livre e uso do rádio na educação e nasceu de um encontro de Nelson Pretto com o professor José Peixoto Filho (UEMG), militante do Movimento de Educação de Base (MEB ) da década de 60. Como fruto destas pesquisa foram implantadas no Estado da Bahia, Brasil, as Rádio Faced WEB, a Rádio Ciberparque Anísio Teixeira (um Ponto de Cultura) em Irecê/Bahia e a Rádio Teatro WEB, rádios que vão transmitir o lançamento.

Os capítulos do livro foram escritos por pesquisadores de São Paulo, Minas, Rio de Janeiro e também de Portugal e Espanha, com o objetivo de pensar o rádio desde os seus primeiros usos na educação até os dias de hoje.