CFP : « Dossie Jornalismo e Democracia » – Brazilian journalism research

12-01-2016

Brazilian journalism research – Call For Papers BJR. Aceleradas transformac?o?es no ambiente poli?tico te?m ocorrido em pai?ses da Ame?rica Latina, com a emerge?ncia na cena pu?blica de novas forc?as poli?ticas conservadoras na Argentina, Uruguai, Venezuela e Peru, que te?m tensionado as disputas eleitorais. Ale?m disso, na Europa, a democracia tem sido testada em seus limites apo?s a crise dos refugiados si?rios, os ataques em Paris e a crise econo?mica grega.

Dossie ? Jornalismo e Democracia
Editores convidados : Liziane Soares Guazina (UnB) e Danilo Rothberg (Unesp).

No Brasil, as manifestac?o?es de junho de 2013, as eleic?o?es presidenciais de 2014, os protestos feministas nas mi?dias sociais e nas ruas em 2015, a ofensiva conservadora no Congresso Nacional e o atual cena?rio discursivo de crise poli?tico-econo?mica sa?o alguns dos fatores que te?m contribui?do para a reconfigurac?a?o das dina?micas poli?ticas, as relac?o?es entre oposic?a?o e governo e a pro?pria agenda social brasileira. Sucessivas denu?ncias de corrupc?a?o e o aumento da polarizac?a?o das opinio?es pu?blicas tambe?m te?m contribui?do para acirrar ainda mais os a?nimos no debate pu?blico nacional.

Em meio a essas mu?ltiplas interfaces, o sistema democra?tico, independentemente das caracteri?sticas singulares de cada pai?s, vive um momento cri?tico, ao ser posto em xeque enquanto modelo garantidor de direitos a todos os cidada?os. Diante deste quadro, como o Jornalismo responde (ou deveria responder) aos desafios impostos por novas agendas e atores sociais, crises de representatividade, midiatizac?a?o da poli?tica, rearticulac?a?o de elites cada vez mais globalizadas e fragmentac?a?o de forc?as poli?ticas ligadas aos movimentos sociais ?

Em que medida o Jornalismo tem contribui?do para a manutenc?a?o e/ou renovac?a?o da democracia nos diferentes pai?ses ? Os princi?pios da pluralidade de pontos de vista e da diversidade de vozes te?m sido observados nas coberturas poli?ticas ? Os novos atores sociais te?m espac?o nas noti?cias poli?ticas ou repetem-se a agenda tradicional de temas e as abordagens negativas sobre a poli?tica ? Novos enfoques – problematizadores, contextualizadores, menos fundamentados em preconceitos, opinio?es ou alinhamentos ideolo?gicos mais ou menos expli?citos – te?m sido buscados nas coberturas ? Ou ainda se enfatizam as supostas manobras de bastidores das elites, as negociac?o?es entre grupos partida?rios, o folclore poli?tico e as denu?ncias de todo tipo ? A democracia tem sido valorizada no discurso e na pra?xis jornali?stica ?

Diante deste contexto, a Brazilian Journalism Research – BJR convida os/as pesquisadores/as a participar do Dossie ? “Jornalismo e Democracia”, que recebera ? artigos que contemplem diversidade de abordagens teo?ricas, epistemolo?gicas, metodolo?gicas e empi?ricas da investigac?a?o sobre as relac?o?es entre o Jornalismo e a Democracia.

Com este Dossie ?, esperamos publicar textos que enfoquem as mu?ltiplas dimenso?es das relac?o?es entre Jornalismo e Democracia, especialmente as interac?o?es entre fontes e jornalistas em ambientes democra?ticos e autorita?rios, os limites da liberdade de expressa?o, jornalismo, mi?dias sociais e mobilizac?a?o poli?tica, coberturas jornali?sticas sobre esca?ndalos poli?ticos e denu?ncias, coberturas eleitorais, jornalismo poli?tico e os

novos atores sociais, pluralidade e diversidade no jornalismo, novas tema?ticas no jornalismo poli?tico. Os artigos devem ser submetidos ate ? 5 de marc?o de 2016 para serem selecionados para a edic?a?o 2.2016, a ser publicada em agosto de 2016. A extensa?o dos textos deve estar entre 30 mil e 40 mil caracteres com espac?os. Como a Brazilian Journalism Research publica duas verso?es de cada nu?mero (portugue?s/espanhol e ingle?s), os autores dos artigos aceitos enviados em portugue?s ou espanhol devera?o providenciar a traduc?a?o para o ingle?s. Do mesmo modo, os artigos submetidos e aceitos em ingle?s devera?o providenciar a traduc?a?o para portugue?s ou espanhol. Os artigos devem ser enviados exclusivamente por meio do sistema eletro?nicoSEER/OJS,disponi?vel no site do perio?dico:http://bjr.sbpjor.org.br. Em caso de du?vidas, enviar e-mail para bjr@gmail.com.

Diretrizes para os autores encontram-se no link : http://bjr.sbpjor.org.br/bjr/about/submissions#authorGuidelines

Prazos

Submissa?o de artigos : 05 de marc?o de 2016

Resultado dos textos selecionados : 25 de maio de 2016

Entrega das verso?es finais em Ingle?s e Portugue?s ou Espanhol e em caso de revisa?o e informac?o?es adicionais sugeridas pelos editores : 15 de julho de 2016

Publicac?a?o : agosto de 2016